CDB significa Certificados de Depósito Bancário. São títulos de dívida emitidos pelos bancos que normalmente possuem prazo de vencimento que variam de 30 dias a 2 anos. A aplicação em CDB normalmente traz rentabilidade próxima ao CDI, que acompanha de perto a taxa Selic. Depois de entender melhor o que é o CDB, vamos a algumas perguntas importantes que elaborei e que são as mais comuns neste caso.
Como contrato um CDB? Existe um fundo CDB?Aqui a confusão é comum. Não existe um fundo CDB. Ele é essencialmente um fundo de renda fixa que opta por compor sua carteira com um grande percentual de títulos bancários (CDB). Normalmente existem modalidades do tipo: rentabilidade pré-fixada (períodos curtos), rentabilidade pós-fixada (normalmente usa-se TR ou uma taxa de juros negociada no ato da contratação) e rentabilidade próxima ao CDI. Tome cuidado, os planos CDB dos bancos normalmente rendem de 70% a 100% do CDI e pode ser que haja alternativas melhores. A porcentagem de retorno em relação ao CDI é negociada no ato da contratação, portanto negocie!
Como é a tributação do IR para o CDB?Como vimos que ele é um fundo de renda fixa, ele segue a mesma regra, que diz:
Até 6 meses, a alíquota é de 22,50%;
De 6 meses a 1 ano, a alíquota é de 20%;
De 1 a 2 anos, a alíquota é de 17,50%;
Acima de 2 anos, a alíquota é de 15%.
Existe algum risco?Se o banco emissor do título quebrar, a sua garantia de recebimento limita-se ao montante que o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) determinar. Este valor normalmente vai de R$ 20 mil até R$ 60 mil. Mas informe-se antes de aplicar seu dinheiro. Não hesite em questionar o profissional do banco.
Vale a pena mesmo? Se ele apenas se aproxima do CDI, será que investir num fundo referenciado DI não é melhor?O raciocínio usado na pergunta é perfeito. Para a resposta há de se levar em consideração a taxa de administração do fundo DI. Ou seja, se um fundo DI garante os quase 13% do CDI mas cobra 3% de taxa de administração, significa que a rentabilidade será de 10%, ou quase 80% do CDI. Assim, se você negociar a aplicação em CDB de maneira a conseguir mais do que 80% do CDI, estará fazendo um bom negócio. Normalmente digo que para aplicar em CDB, o ideal é buscar pelo menos 85% do CDI ou então partir para um referenciado DI ou renda fixa com baixa taxa de administração.
ConclusãoEntão mostrei o básico para entender o que é o CDB e suas características como investimento. Como sempre, deixando a preguiça de lado e fazendo algumas continhas, podemos chegar à uma decisão mais sensata e racional. E, diferente de quase tudo na vida, investir deve ser uma atitude desprovida de emoção, sentimentalismo ou compaixão. Todo e qualquer tipo de aplicação pode ser uma boa opção, mas pode não ser. A diferença está no que você sabe sobre ele, sobre a conjuntura econômica do país e sobre as outras opções disponíveis. Um abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário